A Câmara Municipal de Guarabira recebeu nesta quinta-feira (18), no espaço da Tribuna Livre, o capoeirista Mestre Hailton Francisco da Silva, a convite do gabinete do vereador Ramon Menezes (PSB). Hailton mora na Áustria há 25 anos e compartilhou com os vereadores e a comunidade os desafios e conquistas de representar a capoeira como nordestino vivendo na Europa.
Mestre Hailton é fundador da Associação Ideal Capoeira, que já existe há mais de 30 anos e é responsável por promover cursos, oficinas e projetos sociais, além de apoiar a criação de escolas, ONGs e iniciativas em universidades voltadas à divulgação e formação na capoeira. Por meio de seu trabalho, a capoeira chegou a diversos países, incluindo Alemanha, Espanha, Suíça, Liechtenstein, além de cidades e estados do Brasil.
Durante a sessão, Hailton destacou ainda o trabalho da ONG Anajô, criada pela Ideal Capoeira em Guarabira, que atende crianças e adolescentes em situação de risco. Ele também anunciou que a associação, em parceria com instituições europeias, está desenvolvendo um projeto habitacional em Guarabira, destinado a fornecer moradia para famílias em situação de vulnerabilidade.
“É uma alegria muito grande estar aqui hoje como nordestino, brasileiro e paraibano. Eu amo essa cidade de Guarabira, que me ajudou a ser quem sou. Essa cidade é querida demais pra mim. Quando venho da Europa não posso deixar de vir a Guarabira. Eu agradeço por ter recebido o título de cidadão guarabirense”, disse o mestre.
Os vereadores presentes reforçaram a importância do trabalho da capoeira na cidade, destacando que iniciativas como essas promovem dignidade, inclusão social e oportunidades para crianças e adolescentes.
O vereador Ramon Menezes destacou o trabalho do Mestre Hailton e da Associação Ideal Capoeira, reconhecendo sua atuação e contribuição para a difusão da capoeira pelo mundo. Durante a sessão, o vereador entregou um voto de aplausos e congratulações à Associação Ideal Capoeira Guarabira, em reconhecimento à trajetória de dedicação e excelência da instituição.
Comentários: