O Papa Francisco publicou, nesta segunda-feira (31), um decreto reconhecendo as “virtudes heroicas” do sacerdote brasileiro José Antônio Maria Ibiapina. Com esse reconhecimento, o “Apóstolo do Nordeste” passa de Servo de Deus para Venerável, etapa anterior à beatificação e canonização, quando se torna santo.
Uma lei de autoria da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), a Lei 10.473/2015, inclui no Calendário Turístico da Paraíba os festejos em memória do Padre Ibiapina. A celebração acontece no distrito de Santa Fé, no município de Solânea, no dia 19 de fevereiro, data de falecimento do religioso.
A legislação estabelece que a Associação Comunitária Padre Ibiapina de Santa Fé está autorizada a promover e desenvolver, em parceria com o poder público, atividades culturais e artísticas relacionadas às obras missionárias do padre. A entidade também será responsável, em conjunto com o poder público, por definir as lideranças do projeto e os responsáveis por cada etapa da organização, incluindo a elaboração da programação e a estrutura física do evento, utilizando áreas, equipamentos e auditórios já existentes.
Imagem oficial – A Diocese de Guarabira divulgou a imagem oficial de veneração por meio da Comissão para a Causa de Beatificação e Canonização. Segundo a diocese: “A âncora, a flor do cedro e elementos do sertão nordestino estão aos pés do Padre Mestre [Ibiapina], que sempre teve a fé como âncora e o sertão nordestino como ponto forte de sua missão através da caridade.”
Comentários: