Nesta segunda-feira (25), Gabigol foi suspenso do futebol por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping. A pena começa a valer a partir de abril. Cabe recurso, e é o que deve acontecer nos próximos dias.
A defesa de Gabigo, do Flamengo, irá recorrer da decisão que o suspendeu por dois anos do futebol. O advogado do atacante, Bichara Neto, fará em breve um pedido de efeito suspensivo a Corte Arbitral do Esporte, na Suíça. Esse pedido visa suspender a decisão até que ela seja analisada pelo próprio CAS.
Essa decisão não costuma a demorar a sair, geralmente demora uma semana. Paralelo a isso, a defesa fará um recurso ao CAS. Essa análise, no entanto, costuma ser mais demorada. A estimativa é que algum resultado seja dado sete ou oito meses após o recurso ser protocolado.
De acordo com a Lei Pelé, o contrato de Gabigol com o Flamengo é automaticamente suspenso durante o período da pena, o que resulta na interrupção do pagamento do salário do jogador.
Pena reduzida?
A pena a Gabigol começa a valer no dia 8/4/23, pois o Tribunal entendeu ter havido demora no processamento do caso não causada pelo atleta. O Flamengo, em nota, garantiu que dará o suporte necessário ao camisa 10.
Atos de Gabigol em 8 de abril de 2023, no dia do exame antidoping no Ninho, CT do Flamengo, que fizeram ele ser julgado e punido por tentativa de fraude: não realizou o exame antes do treino, como deveria fazer e todos os demais jogadores fizeram.
Além disso, após a atividade não foi falar com os funcionário, os ignorando e almoçou normalmente. Os funcionários alegam que foram desrespeitados por Gabigol, que, segundo eles, não seguiu os procedimentos indicados
Mais tarde, ele pegou o objeto coletor do material sem falar e/ou comunicar a ninguém. Ademais, ficou extremamente irritado porque um oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta da urina e entregou o objeto aberto (a orientação era fechar).
O que diz o Rubro-Negro?
Flamengo informa que: “tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição”, iniciou a nota.
“Vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada”, concluiu.
Durante a suspensão, Gabigol não poderá nem treinar no CT Ninho do Urubu. O Flamengo já disse que vai auxiliar o atacante, mas a situação é delicada demais judicialmente e promete muitos desfechos em breve.
O processo para recorrer no CAS não é simples e não será rápido. Então, por ora, o atacante já é desfalque para o técnico Tite. Desse modo, ele está fora da final do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu, no fim de semana.
Comentários: