Folha do Brejo

Notícias/Cidades

ALPB aprova lei que reduz altura mínima para ingresso na PM da Paraíba

A medida diminui em 5cm da estatura exigida atualmente.

ALPB aprova lei que reduz altura mínima para ingresso na PM da Paraíba
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta terça-feira (10) um projeto de lei de visa a redução da estatura mínima exigida para homens e mulheres ingressarem na polícia Militar da Paraíba foi aprovado por unanimidade na ALPB. A autora do projeto foi a Deputada Estadual Pollyanna Dutra (PSB).

A medida diminui em 5cm da estatura exigida atualmente. Dessa forma, a altura obrigatória para homens que era de 1,65cm passa a ser de 1,60cm e a das mulheres que antes era de 1,60cm agora será de 1,55cm.

O processo de seleção da Polícia Militar unificava a altura mínima no território Nacional, desconsiderando assim, a estatura dos Paraibanos que é abaixo da média, se equiparada a outras estados. “Ressaltamos que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a altura média da Paraíba e da Região Nordeste é menor que a de outros estados e regiões, como Sul e Sudeste, que já adotam uma altura menor que essa adotada na Paraíba nos ingressos via concurso público”, comentou a Deputada.

No plenário, a parlamentar expressa ainda a justificativa sobre a importância da aprovação desse projeto: “Estamos vivenciando um cenário desolador, de desemprego, diminuição do poder de compra dos brasileiros e de baixas oportunidades no mercado de trabalho. Por essa razão, compreendemos que ampliar a oportunidade para aqueles que, por muito tempo, nem sequer pensaram em concorrer a uma carreira militar por conta da estatura traz justiça, alternativas, oportunidades e democracia a um processo que, em outros estados, já conta com essa diminuição na estatura mínima. Em um momento como esse, projetos como o que aprovamos por unanimidade hoje traz fôlego e alternativas para o nosso povo, sobretudo nesse momento tão importante”.

A determinação segue ainda para sanção por parte do Governo do Estado.

FONTE/CRÉDITOS: Fonte-PB
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!